Bulgária de 1994

A Seleção da Bulgária foi considerada uma zebra na Copa do Mundo de 1994, pois nunca havia vencido um jogo antes e maior que isso foi a classificação para a segunda fase do mundial. Essa seleção conseguiu o melhor resultado da história do futebol búlgaro em copas do mundo, conseguindo um notável 4°lugar. Sendo liderados por Histro Stoichkov, o craque dessa seleção e artilheiro dessa copa do mundo com 6 gols, jogador muito habilidoso, com uma perna esquerda letal, com visão de jogo grandiosa e com uma capacidade incrível de marcar gols magníficos. O time base da Seleção Búlgara era composto por: Mikhailov; Kremenliev (Kiriakov), Ivanov, Houbchev e Tsevetanov; Yankov, Letchkov, Sirakov (Borimirov) e Balakov; Stoichkov e Kostadinov. Técnico: Dimitar Penev. 

Histro Stoichkov – Craque da Seleção Búlgara e artilheiro desta copa do mundo.

Jogadores da esquerda para direita: Sirakov, Ivanov, Letchkov, Mikhailov, Yankov, Kostadinov. Agachados: Balakov, Stoichkov, Houbchev, Tsevetanov e Kremenliev.

Trajetória na copa do mundo de 1994 
Na sua estréia a equipe búlgara esteve irreconhecível e perdeu por 3 a 0 para a Nigéria, com gols de Yekini aos 21', Amokachi  aos 43' e Amunike aos 55'. Na segunda partida, a Bulgária massacrou a Grécia por 4 a 0, com dois gols de Histro Stoichkov, aos 5’ e 55’, sendo os dois gols de pênalti, Lechkov marcou aos 65’ e Borimirov fecha o placar aos 90’. Na terceira partida a Seleção Búlgara enfrenta a Argentina, sendo um jogo fundamental para a classificação, mas ninguém apostava na Bulgária. Este jogo acabou 2 a 0 para a Bulgária, com gols de Stoichkov e Sirakov, aos 61’ e 90’, classificando assim esta seleção para a segunda fase do mundial. Nas oitavas de final, a sensação da Copa do Mundo enfrentou o México, jogo em que o goleiro Mikhailov foi o grande destaque, após um empate em 1 a 1 com gols de Stoichkov aos 6’ e o empate da Seleção Mexicana aos 18’ com García Aspe cobrando pênalti. Passando o tempo regulamentar e a prorrogação, o jogo teve que ser decidido através de cobranças de pênalti, onde Mikhailov defendeu dois pênaltis e ainda viu o autor do gol mexicano perder a primeira cobrança. A seleção Búlgara vence o jogo por 3 a 1 nas penalidades e se classifica para as quartas de final contra a atual campeã Alemanha. Ninguém esperava que a Bulgária vencesse a Alemanha, mas foi exatamente isso que aconteceu. Após um primeiro tempo com poucas chances, aos 2’ do segundo tempo Lottar Matthäus marca de pênalti para a Alemanha e abre 1 a 0. Aos 30’ do segundo tempo Stoichkov bate falta magistralmente e empata o jogo, colocando fogo na partida e dando esperança ao povo búlgaro. Três minutos depois Yankov cruza para Letchkov que acerta o ângulo e marca outro golaço, dando placar final de 2 a 1 para a Bulgária e decretando a classificação para a semifinal da mesma. Na semifinal, a Bulgária enfrentou a Itália, porém sem muito êxito, perdendo o jogo por 2 a 1 com gols de Roberto Baggio aos 20’ e aos 25’ para Itália e de Histro Stoichkov para Bulgária aos 44’ de pênalti, que marcava seu sexto gol e se consolidava como artilheiro da Copa do Mundo de 1994. Na disputa de terceiro lugar, a Bulgária enfrentou a Suécia, mas teve uma atuação apagada e desmotiva e acabou perdendo o jogo por 4 a 0 com gols de Brolin aos 8', Mild aos 30', Larsson aos 37' e K. Andersson aos 40', decretando a vitória da Suécia e acabando com derrota a sua participação na Copa de 1994, com um 4° lugar. No entanto, a seleção verde, branca e vermelha já estava na história por ter feito sua melhor campanha na história das Copas, além de ter tido o artilheiro do mundial: Stoichkov, autor de seis gols, mesmo número do russo Salenko, o outro goleador. 

Disposição Tática da Bulgária

Nenhum comentário:

Postar um comentário